Memorias I Foro por la Paz de Colombia




O Fórum pela Paz na Colômbia aconteceu na cidade de Porto Alegre, no mês de maio, mais exatamente nos dias 24, 25 e 26 de 2013 e foi uma iniciativa das mais de 2000 organizações populares e políticas colombianas, cujo objeto foi reunir os aportes de experiências, produções acadêmicas, culturais, artísticas dos lutadores pela paz, pelos direitos humanos e pela democracia de nossa América, que ajudem o movimento social colombiano a ampliar a mobilização popular pela busca de acordos legítimos para a resolução das causas sociais do conflito armado. Neste sentido, o Fórum foi de suma importância, porque aportou à participação social no desenvolvimento dos diálogos de paz entre o governo e as FARC-EP, que atualmente se realizam na cidade de Havana, Cuba.

O Fórum dentro do marco de debate da Paz da Colômbia propôs três eixos transversais: a) Justiça Social; B) Democracia; C) Soberania. Desses três eixos se desdobraram grupos temáticos com capacidade de acolher a multiplicidade de experiências e contribuições dos diversos sujeitos sociais em torno à temática e em relação com a paz da Colômbia e seus efeitos para os povos de América Latina.



_____________________________


/

_____________________________________



Segunda-feira, 27 de maio de 2013

DECLARAÇÃO FINAL DO FÓRUM PELA PAZ NA COLÔMBIA
Porto Alegre, 24 a 26 de maio de 2013

“A unidade de nossos povos não é uma simples quimera dos homens,
e sim um inexorável decreto do destino”
Simón Bolívar

O Fórum pela Paz na Colômbia foi um sucesso porque esteve cheio de povo, de amor e de espírito unitário de toda nossa América, aquela que se vêm construindo com o suor de trabalhadores e trabalhadoras, com a resistência dos povos indígenas, com a coragem dos e das afrodescendentes, com a alegria dos e das jovens, com a valentia das mulheres e, claro, com o empenho de toda gente que dia a dia faz o possível e o impossível para sobreviver.
Ainda que com o cansaço pelos preparativos, pelas longas viagens, pelas tarefas realizadas em nossos locais mas com muito ânimo, confluímos no Fórum com a expectativa de nos encontrar, de escutar-nos e de construir os apoios necessários para a construção da paz com justiça social, soberania e democracia em nosso país irmão colombiano.
Ratificamos que a paz do continente está ligada à superação do conflito social e armado colombiano. Por isso, todas as organizações sociais e populares, os partidos políticos democráticos, progressistas e de esquerda, devemos nos comprometer na construção de um movimento nossoamericano pela paz com justiça social na Colômbia.
Este é um momento histórico em que se abriu uma possibilidade de diálogo que leve à concretização de um tratado de paz que mude o rumo da realidade colombiana, razão pela qual respaldamos sem hesitar o diálogo que acontece na emblemática cidade de Havana entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, e clamamos pelo início do diálogo entre o Governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional, ratificando o que o movimento social colombiano assinalou: “O diálogo é o caminho”.



Assim como apoiamos o diálogo do governo com as forças insurgentes, também sinalizamos a necessidade fundamental de incluir a todo o povo colombiano na construção dos acordos, dedicando todos os esforços para construir uma realidade cheia de Justiça Social como baluarte de reconciliação entre colombianos e colombianas através da participação popular como mostra da ampliação da democracia.
Estes desejos expressados em todo o desenvolvimento do Fórum não podem ficar na retórica, em declarações ou em boas intenções. É urgente a mobilização de esforços políticos e sociais de todos e todas sul-americanos/as para que os inimigos da paz e da justiça social não imponham sua lógica de violência e para que não sigam utilizando o conflito colombiano como pretexto intervencionista contra os avanços democráticos de nossos povos e de nossa autodeterminação.
Nosso fórum identifica como uma ameaça real à paz da Colômbia e do continente as manobras ofensivas contra a América Latina realizadas pelos Estados Unidos e seus aliados. Sabemos que têm o propósito de conquistar o controle absoluto sobre as riquezas de nossos povos e subordinar nossos destinos a seus interesses imperialistas. Por isso, a luta contra a militarização e pela paz com justiça social atinge níveis de urgência, exige a unidade de nossos povos e a concretização de ações que mostrem rechaço a tais propósitos.
Além da militarização da região, reconhecemos como problemáticas centrais a dependência de nossas economias do capital transnacional, a exclusão e a violência contra as mulheres, a violência contra os povos indígenas, o ataque contra a produção camponesa e, em especial, a desestabilização dos processos revolucionários e democráticos, destacadamente contra nossa irmã República Bolivariana da Venezuela.
Neste sentido, o fórum conseguiu sintetizar propostas e promover ações destinadas a materializar esses objetivos, que refletem nossos sonhos e desejos de independência, justiça social, democracia e soberania:
• Participaremos na mobilização continental de 24 de julho, dia do nascimento do libertador Simón Bolívar, em apoio ao povo venezuelano e a sua Revolução Chavista e Bolivariana. No contexto desta atividade também levantaremos as vozes de nossa América pela paz na Colômbia
• Trabalharemos para construir uma plataforma continental pela paz com justiça social para a Colômbia que tenha expressões unitárias e diversas em cada um de nossos países.
• Participaremos na jornada proposta pelos Movimentos Sociais para a ALBA contra a militarização e as transnacionais no próximo mês de outubro.
• Neste fórum se reafirma que as mulheres são fundamentais para a paz na Colômbia. Propomos o fortalecimento das Mulheres do Mundo pela Paz, que fizeram um árduo trabalho de gerar o ambiente propício para o início do diálogo de paz na Colômbia e irão promover ações de acompanhamento aos mais de 9500 presos e presas políticas, convocando a mais organizações de mulheres, e participar no mês de setembro da mobilização de mulheres pela paz com justiça social que será realizada na Colômbia.
• Os e as estudantes e jovens da América do Sul empreenderão com sua alegria e vitalidade a bela tarefa de trabalhar na Rede Latino-americana de Jovens e Estudantes pela paz na Colômbia, que começará suas ações no próximo 7 de Agosto.
• Nos comprometemos a estar no Fórum Permanente pela Paz na Colômbia, transmitindo a voz dos movimentos sociais e populares pelos meios de comunicação das organizações, partidos políticos e centrais de trabalhadores/as.
• Os e as parlamentares reunidos/as no dia 25 de maio no contexto do fórum, farão uma declaração para ser assinada massivamente por parlamentares respaldando os diálogos de paz na Colômbia e a solicitação do cessar foto bilateral e apoiando o movimento social colombiano.
• Este fórum começa a organizar uma visita à Colômbia com brasileiros, argentinos, uruguaios e pessoas de outros países que queiram se somar, para realizar uma agenda de apoio ao movimento social colombiano. Esta visita estará organizada com atividades nas Zonas de Reserva Camponesas, com estudantes, trabalhadores/as e parlamentares. Se propõe que esta atividade seja realizada no próximo dia 13 de setembro no contexto da mobilização de mulheres pela paz na Colômbia.
• O fórum convida organizações sociais e populares, partidos políticos, mulheres, estudantes, juventudes, negritudes e povos indígenas a construir grupos amplos de solidariedade com a Colômbia.
• Aproveitamos este fórum para enviar uma mensagem de paz e amor a nosso querido povo da Palestina, a Euskal Erria e ao povo Curdo, que enfrentam há anos conflitos sociais e armados. Todas nossa solidariedade sempre será incluída em nossas mobilizações, ações ou declarações.
• Finalmente, há uma unanimidade em exigir que sejam restituídos os direitos políticos à extraordinária lutadora pelos direitos das mulheres e incansável construtora da paz, nossa amiga e companheira Piedad Córdoba.



Com essas propostas conseguimos avançar nos objetivos que traçamos como organizadores e organizadoras do Fórum pela Paz na Colômbia. Com a unidade do povo latino-americano para exigir o cessar fogo bilateral, a participação plena dos movimentos políticos e sociais na mesa de diálogos e o acompanhamento dos povos do continente e do mundo no processo de Paz com Justiça Social, Soberania e Democracia.

VIVA A PAZ COM JUSTIÇA SOCIAL NA COLÔMBIA!

VIVA A UNIDADE DO POVO LATINO-AMERICANO!

DAREMOS PELA PAZ COM DEMOCRACIA, JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA ATÉ A ÚLTIMA GOTA DE NOSSOS SONHOS! 

____________________________________________
Carta de Parlamentares do Mundo pela Paz na Colômbia 



Reunidos na cidade de Porto Alegre, Brasil, onde realizou-se o Fórum Pela Paz na Colômbia – Justiça Social, Democracia e Soberania, parlamentares de distintas partes do mundo e de distintas regiões do Brasil debateram e deliberaram sobre a situação do povo colombiano, sobre sua necessidade de Paz e sobre seus anseios de uma nação que busca superar o conflito armado iniciado há mais de seis décadas.
Motivados pelas massivas mobilizações pela Paz do povo colombiano e preocupados pelas sistemáticas e permanentes violações aos direitos humanos da população no seu conjunto; entendendo que a Paz na Colômbia é também a Paz da América Latina e dos povos do mundo; as e os parlamentares definiram as seguintes resoluções:
- Apoiamos o processo de Paz iniciado entre o Governo Colombiano e a organização insurgente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
- Instamos o Governo Colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia a manter o processo de Paz pelo tempo que seja necessário, para que só se levantem da Mesa de Paz quando se chegue a uma solução definitiva, que supere o conflito social e armado e que permita a construção de uma Paz com Justiça Social, estável e duradoura.
- Fazemos um chamamento às partes – Governo Colombiano e Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – para que sejam incluídas no processo de Paz as organizações insurgentes Exército de Liberação Nacional – ELN e Exército Popular de Libertação – EPL, pois a Paz só será possível com a inclusão no processo de Paz de todas as organizações insurgentes.
- Consideramos que é urgente e fundamental, para garantir o processo de Paz, um cessar-fogo bilateral permanente e verificável entre o Governo colombiano e as organizações insurgentes.
- Fazemos um chamamento à Mesa de Paz, que está na cidade de Havana, Cuba, para que sejam criados os mecanismos que permitam a participação direta nas negociações das organizações sociais, do movimento popular e da sociedade civil no seu conjunto. Porque o processo de Paz necessita do protagonismo de todas e de todos.
- Instamos o Governo Colombiano a criar as garantias políticas necessárias ao Movimento Social e Político Marcha Patriótica, a setores de oposição e democráticos, para que se permita a ampla participação política democrática e não se lhes violem seus direitos humanos.
Nós, parlamentares compreendemos que a Paz da Colômbia é a Paz do Continente Latino Americano e dos povos do Mundo.
Uma Paz com Justiça Social, Democracia e Soberania!
Porto Alegre 25 de Maio de 2013
Plenária de Parlamentares no Fórum pela Paz na Colômbia
Parlamentarios y Parlamentarias del Mundo que firman la “Carta Por la Paz en Colombia”
Senadores
1.    Senadora Vanessa Grazziottin – PCdoB / Amazonas - Brasil
2.    Senadora Ana Amélia – PP / Rio Grande do Sul  Brasil
3.    Senador Pedro Simon – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
4.    Senador Paulo Paim – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
5.    Senador Inácio Arruda – PCdoB / Ceará - Brasil
6.    Senador de España Urko Aiartza Azurtza - Grupo Parlamentario Amaiur
7.    Senador de España Alberto Unamunzaga Osoro - Grupo Parlamentario Amaiur
8.    Senadora de España Iñaki Goioaga Llano - Grupo Parlamentario Amaiur
9.    Senadora de España Amalur Mendizabal Azurmendi - Grupo Parlamentario Amaiur
10. Senadora Provincial Cristina Di Rado – Buenos Aires - Argentina
11. Senadora Provincial Leonor Granados – Buenos Aires - Argentina
12. Senador Provincial Gabriel Mariotto – Buenos Aires - Argentina
13. Senador Provincial Emilio Lopez Muntaner – Buenos Aires – Argentina

Deputados Federais, Nacionais
1.    Deputada Federal Manuela D’Ávila – PCdoB / Rio Grande do Sul - Brasil
2.    Deputado Federal Assis Melo – PCdoB / Rio Grande do Sul - Brasil
3.    Deputado Federal Paulo Ferreira – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
4.    Deputado Federal Dionilso Marcon – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
5.    Deputado Federal Henrique Fontana – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
6.    Deputada Federal Jô Morais – PCdoB / Minas Gerais - Brasil
7.    Deputado Federal Nilmário Miranda – PT / Minas Gerais - Brasil
8.    Deputada Federal Jandira Feghali – PCdoB / Rio de Janeiro - Brasil
9.    Deputado Federal Edson Santos – PT / Rio de Janeiro - Brasil
10. Deputado Federal Chico Alencar – PSOL / Rio de Janeiro- Brasil
11. Deputada Federal Iara Bernardi – PT / São Paulo - Brasil
12. Deputado Federal Gabriel Guimarães – PT / Minas Gerais – Brasil
13. Deputado Federal da Cunha – PT / Minas Gerais - Brasil
14. Deputado Federal Afonso Florence – PT / Bahia - Brasil
15. Deputada Federal Luciana Santos – PCdoB / Pernambuco - Brasil
16. Deputado Federal Evandro Milhomen – PCdoB / Amapá - Brasil
17. Deputado Federal Jesus Rodrigues – PT / Piaui - Brasil
18. Diputado del Congreso de España Alfred Bosch i Pascual – Ezquerra Republicana de Catalunya
19. Diputado del Congreso de España Joan Tardà i Coma – Ezquerra Republicana de Catalunya
20. Diputada del Congreso de España Teresa Jordà i Roura – Ezquerra Republicana de Catalunya
21. Diputado Nacional Carlos Raimundi – Argentina
22. Diputado Nacional Guillermo Ramón Carmona  – Frente para la Victoria FPV / Argentina
23. Diputada Nacional Diana Conti -  Frente para la Victoria FPV / Argentina
24. Diputada Nacional Griselda  Noemí Herrera - Frente para la Victoria FPV / Argentina
25. Diputado Nacional Leonardo Grosso - Frente para la Victoria FPV / Argentina             
26. Diputada Nacional Araceli Ferreyra - Frente para la Victoria FPV / Argentina
27. Diputada Nacional Gladys Beatriz Soto - Frente para la Victoria FPV / Argentina
28. Diputado Nacional José Antonio Vilariño - Frente para la Victoria FPV / Argentina
29. Diputado Nacional Mario Pais - Frente para la Victoria FPV            / Argentina
30. Diputada Nacional Mónica Edith Gutiérrez - Frente para la Victoria FPV / Argentina
31. Diputada Nacional Mara Brawer - Frente para la Victoria FPV / Argentina
32. Diputado Nacional Carlos Alberto Raimundi - Nuevo Encuentro /Argentina
33. Diputada Nacional Andrea Fabiana García - Frente para la Victoria FPV / Argentina
34. Diputada Nacional María Elena Chieno - Frente para la Victoria FPV / Argentina
35. Diputado Nacional Jorge Justo Cardelli - Movimiento Proyecto Sur / Argentina
36. Diputada Nacional Ana María Perroni - Frente para la Victoria FPV / Argentina
37. Diputada Nacional María Inés Pilatti Vergara - Frente para la Victoria FPV / Argentina
38. Diputado Nacional Gastón Harispe - Nuevo Encuentro / Argentina
39. Diputado Nacional Pablo Francisco Juan Kosiner - Frente para la Victoria FPV / Argentina
40. Diputado Nacional Luis Eugenio Basterra - Frente para la Victoria FPV / Argentina
41. Diputado Nacional José Alberto Ciampini - Frente para la Victoria FPV / Argentina
42. Diputada Nacional María del Carmen Bianchi - Frente para la Victoria FPV / Argentina
43. Diputada Nacional Ana María Ianni - Frente para la Victoria FPV / Argentina
44. Diputada Nacional Nora Graciela Iturraspe - Unidad Popular / Argentina
45. Diputada Nacional María Eugenia Zamarreño - Frente para la Victoria FPV / Argentina
46. Diputado Nacional Jorge Rivas - Frente para la Victoria FPV / Argentina
47. Diputado Nacional José Daniel Guccione - Frente para la Victoria FPV / Argentina
48. Diputada Nacional Liliana Parada - Unidad Popular / Argentina

Diputados Estaduales, Provinciales, Regionales
1.    Diputada Regional Diana Urrea – Alternativa / Parlamento Vasco – España
2.    Deputado Estadual Raul Carrion – PCdoB / Rio Grande do Sul - Brasil
3.    Deputado Estadual Pedro Westphalen – PP / Rio Grande do Sul - Brasil
4.    Deputado Estadual Raul Pont – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
5.    Deputado Estadual Edson Brum – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
6.    Deputado Estadual Gilmar Sossella – PDT / Rio Grande do Sul - Brasil
7.    Deputado Estadual Miki Breier – PSB / Rio Grande do Sul – Brasil
8.    Deputada Estadual Zila Breitenbach - PSDB / Rio Grande do Sul - Brasil
9.    Deputado Estadual Jurandir Maciel – PTB / Rio Grande do Sul - Brasil
10. Deputado Estadual Paulo Odone – PPS / Rio Grande do Sul – Brasil
11. Deputado Estadual Carlos Gomes – PRB / Rio Grande do Sul - Brasil
12. Deputado Estadual Paulo Borges – DEM / Rio Grande do Sul - Brasil
13. Deputado Estadual Adão Vilaverde – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
14. Deputado Estadual Heitor Schuch – PSB / Rio Grande do Sul - Brasil
15. Deputado Estadual Edegar Preto – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
16. Deputado Estadual Aloísio Classmann – PTB / Rio Grande do Sul - Brasil
17. Deputada Estadual Marisa Formolo – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
18. Deputado Estadual Alexandre Postal – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
19. Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
20. Deputado Estadual Catarina Paladini -PSB / Rio Grande do Sul – Brasil
21. Deputada Estadual Sivana Covati PP / Rio Grande do Sul - Brasil
22. Deputado Estadual Márcio Biolchi – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
23. Deputado Estadual Jeferson Fernandes – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
24. Deputado Estadual Gilberto Capoani – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
25. Deputado Estadual Valdeci Oliveira – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
26. Deputado Estadual Nelson Harter – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
27. Deputada Estadual Ana Affonso – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
28. Deputado Estadual Juliana Brizola – PDT / Rio Grande do Sul - Brasil
29. Deputado Estadual Marcos Daneluz – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
30. Deputado Estadual Ronaldo Santini – PTB / Rio Grande do Sul - Brasil
31. Deputado Estadual Aldacir Oliboni – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
32. Deputado Estadual Álvaro Boéssio – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
33. Deputada Estadual Elizabete Felice – PSDB / Rio Grande do Sul - Brasil
34. Deputado Estadual Gerson Burmann – PDT / Rio Grande do Sul - Brasil
35. Deputado Estadual Altemir Tortelli – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
36. Deputada Estadual Maria Helena Sartori – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
37. Deputado Estadual Cassiá Carpes – PTB / Rio Grande do Sul - Brasil
38. Deputado Estadual Adolfo Brito – PP / Rio Grande do Sul - Brasil
39. Deputado Estadual Marcelo Morais – PTB / Rio Grande do Sul - Brasil
40. Deputado Estadual Diógenes Basségio – PDT / Rio Grande do Sul - Brasil
41. Deputada Estadual Miriam Marroni – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
42. Deputado Estadual Vinícius Ribeiro – PDT / Rio Grande do Sul - Brasil
43. Deputada Estadual Stela Farias – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
44. Deputado Estadual Marlon Santos – PDT / Rio Grande do Sul - Brasil
45. Deputado Estadual Jorge Pozobon – PSDB / Rio Grande do Sul - Brasil
46. Deputado Estadual João Fischer – PP / Rio Grande do Sul - Brasil
47. Deputado Estadual Giovani Feltes – PMDB / Rio Grande do Sul - Brasil
48. Deputado Estadual Daniel Bordignon – PT / Rio Grande do Sul - Brasil
49. Deputado Estadual Mano Changes – PP / Rio Grande do Sul - Brasil
50. Deputado Estadual Décio Franzen – PDT / Rio Grande do Sul - Brasil
51. Deputado Estadual Adilson Troca – PSDB / Rio Grande do Sul - Brasil
52. Deputado Estadual José Sperotto – PTB / Rio Grande do Sul - Brasil
53. Deputado Estadual Ernani Polo – PP / Rio Grande do Sul - Brasil
54. Deputado Estadual Lucas Redecker – PSDB / Rio Grande do Sul - Brasil
55. Deputado Estadual Adalclever Lopes – PMDB / Minas Gerais - Brasil
56. Deputado Estadual Alencar da Silveira - PDT / Minas Gerais - Brasil
57. Deputado Estadual André Quintão - PT / Minas Gerais - Brasil
58. Deputado Estadual Anselmo José Domingos - PTC / Minas Gerais - Brasil
59. Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes - PSC / Minas Gerais - Brasil
60. Deputado Estadual Arlen Santiago - PTB / Minas Gerais - Brasil
61. Deputado Estadual Bonifácio Mourão - PSDB / Minas Gerais - Brasil
62. Deputado Estadual Bosco - PTdoB / Minas Gerais - Brasil
63. Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel - PCdoB / Minas Gerais - Brasil
64. Deputado Estadual Celio Moreira - PSDB / Minas Gerais - Brasil
65. Deputado Estadual Doutor Wilson Batista - PSD / Minas Gerais - Brasil
66. Deputado Estadual Duarte Bechir - PSD / Minas Gerais - Brasil
67. Deputado Estadual Durval Ângelo - PT / Minas Gerais - Brasil
68. Deputado Estadual Elismar Prado - PT / Minas Gerais - Brasil
69. Deputado Estadual Fabiano Tolentino - PSD / Minas Gerais - Brasil
70. Deputado Estadual Fred Costa - PEN / Minas Gerais - Brasil
71. Deputado Estadual Gilberto Abramo - PSB / Minas Gerais - Brasil
72. Deputado Estadual Gustavo Valadares - PSD / Minas Gerais - Brasil
73. Deputado Estadual Ivair Nogueira - PMDB / Minas Gerais - Brasil
74. Deputado Estadual Lafayete Andrada - PSDB / Minas Gerais - Brasil
75. Deputado Estadual Liza Prado - PSB / Minas Gerais - Brasil
76. Deputado Estadual Luiz Henrique - PSDB / Minas Gerais - Brasil
77. Deputado Estadual Luzia Ferreira - PPS / Minas Gerais - Brasil
78. Deputado Estadual Maria Tereza Lara - PT / Minas Gerais - Brasil
79. Deputado Estadual Mário Henrique Caixa - PCdoB / Minas Gerais - Brasil
80. Deputado Estadual Neider Moreira - PSD / Minas Gerais - Brasil
81. Deputado Estadual Paulo Guedes - PT / Minas Gerais - Brasil
82. Deputado Estadual Rogério Correia - PT / Minas Gerais - Brasil
83. Deputado Estadual Rômulo Viegas - PSDB / Minas Gerais - Brasil
84. Deputado Estadual Rosângela Reis - PV / Minas Gerais - Brasil
85. Deputado Estadual Sávio Souza Cruz - PMDB / Minas Gerais - Brasil
86. Deputado Estadual Tenente Lúcio - PDT / Minas Gerais - Brasil
87. Deputado Estadual Tiago Ulisses - PV / Minas Gerais - Brasil
88. Deputado Estadual Ulisses Gomes - PT / Minas Gerais - Brasil
89. Deputado Estadual Zé Maia - PSDB / Minas Gerais - Brasil
90. Deputado Estadual Alcides Amazonas – PCdoB / São Paulo - Brasil
91. Deputado Estadual Carlos Neder – Pt / São Paulo - Brasil
92. Deputado Estadual Edmilson Rodrigues – PSOL / Pará - Brasil
93. Deputado Estadual Amauri Soares – PDT (PCLCP) / Santa Catarina - Brasil
94. Deputada Estadual Ângela Albino – PCdoB / Santa Catarina - Brasil
95. Deputado Distrital Cláudio Abrantes – PT / Distrito Federal - Brasil
96. Deputado Estadual Álvaro Gomes – PCdoB / Bahia - Brasil
97. Deputado Estadual Lula Morais – PCdoB / Ceará - Brasil
98. Deputado Estadual Rubens Pereira Júnior – PCdoB / Maranhão - Brasil
99. Diputado Jon Iñarritu Garcia – Grupo Amaiur / Congreso de Madrid - España
100.   Diputada Onintza Enbeita Maguregi – Grupo Amaiur / Congreso de Madrid - España
101.   Diputado Xabier Mikel Errekondo Saltsamendi – Grupo Amaiur / Congreso de Madrid - España
102.   Diputado Iker Urbina Fernandez – Grupo Amaiur / Congreso de Madrid - España
103.  Diputada Maite Ariztegui Larrañaga -- Grupo Amaiur / Congreso de Madrid - España
104.   Diputado Sabino Cuadra Lasarte – Grupo Amaiur / Congreso de Madrid - España
105.   Diputado Rafael Larreina Valderrama – Grupo Amaiur / Congreso de Madrid - España
106.   Diputado Alberto Garzón Espinosa – Grupo Izquierda Unida / Congreso de Madrid - España
107.   Diputado Cayo Lara Moya – Grupo Izquierda Unida / Congreso de Madrid - España
108  Diputado Ricardo Sixto Iglesias – Grupo Izquierda Unida / Congreso de Madrid - España
109.   Diputada Ascensión de las Heras Ladera – Grupo Izquierda Unida / Congreso de Madrid - España
110.   Diputada Maria Caridad García Álvarez – Grupo Izquierda Unida / Congreso de Madrid - España
111.  Diputado Gaspar Llamazares Trigo – Grupo Izquierda Unida / Congreso de Madrid - España
112.   Diputado José Luis Centella Gómez – Grupo Izquierda Unida / Congreso de Madrid - España
113.   Diputado Joan Josep Nuet Pujals - Grupo Izquierda Unida / Congreso de Madrid - España
114.   Diputada Diana Carolina Urrea Herrera - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
115.   Diputado Oscar Matute García de Jalon - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
116.  Diputado Estitxu Breñas Gonzalez de Zarate - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
117.  Diputado Igor Lopez de Munain Ganuza - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
118.  Diputada Iñaki Lazarobaster Badiola - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
119.  Diputada Laura Mintegi Lakarra - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
120.  Diputado Julen Arzuaga Gumuzio - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
121.  Diputada Rebeka Ubera Aranzeta - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
122.  Diputado Lur Etxeberria Iradi - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
123.  Diputado Xabier Isasi Balanzategi  - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
124.  Diputada Unai Urruzuno Urresti - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
125.  Diputado Pello Urizar Karetxe - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
126.   Diputado Juan Jose Aguirrezabala - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
127.   Diputado Leire Pinedo Bustamante - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
128.  Diputada Belén Arrondo Aldasoro - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
129.  Diputada Arritokieta Zulaika Portillo - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
130.  Diputado Daniel Maeztu Perez - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
131.  Diputada Eva Blanco de Angulo - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco - España
132. Diputada Maria Angeles Beitialarrangoitia Lizarralde - Grupo Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco – España
133. Diputada Regional Maria Victoria Ugarteburu Markuerkiaga – Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco – España.
134. Diputado  Regional Hasier Arraiz Barbadillo - Euskal Herria Bildu / Parlamento Vasco – España. 

Vereadores, Parlamentarios Municipales, Ediles, Consejales, Junteros
  1. Vereadora Jussara Cony – PCdoB / Porto Alegre/RS - Brasil
  2. Vereador João Derly – PCdoB / Porto Alegre/RS - Brasil
  3. Vereador Pedro Ruas – PSOL / Porto Alegre/RS - Brasil
  4. Vereadora Fernanda Melchiona – PSOL / Porto Alegre/RS - Brasil
  5. Vereador Carlos Comassetto – PT / Porto Alegre - Brasil
  6. Vereador Professor Garcia – PMDB / Porto Alegre/RS - Brasil
  7. Vereador Claudio Janta – PDT / Porto Alegre/RS - Brasil
  8. Vereador Cleiton Freitas – PDT / Porto Alegre/RS - Brasil
  9. Vereador Nereu d'Ávila – PDT / Porto Alegre/RS - Brasil
  10. Vereador Alberto Kopittke – PT / Porto Alegre/RS - Brasil
  11. Vereador Mario Fraga – PDT / Porto Alegre/RS - Brasil
  12. Vereador Paulinho Motorista – PSB / Porto Alegre/RS - Brasil
  13. Vereadora Luiza Neves – PDT / Porto Alegre/RS - Brasil
  14. Vereadora Sofia Cavedon – PT / Porto Alegre/RS - Brasil
  15. Vereadora Any Ortiz – PPS / Porto Alegre/RS - Brasil
  16. Vereador Airto Ferronato – PSB / Porto Alegre/RS - Brasil
  17. Vereador Marcelo Scarbossa – PT / Porto Alegre/RS - Brasil
  18. Vereador Mauro Pinheiro – PT / Porto Alegre/RS - Brasil
  19. Vereadora Séfora Mota – PRB / Porto Alegre/RS - Brasil
  20. Vereador Thiago Duarte – PDT / Porto Alegre/RS - Brasil
  21. Vereador Waldir Canal – PRB / Porto Alegre/RS - Brasil
  22. Vereador Brasinha – PTB / Porto Alegre/RS - Brasil
  23. Vereador Bernardino Vendruscolo – PSD / Porto Alegre/RS - Brasil
  24. Vereador Tarcisio Flexa Negra – PSD / Porto Alegre/RS - Brasil
  25. Vereador Henrique Silva – PCdoB / Caxias do Sul - Brasil
  26. Vereador Rafael Bueno – PCdoB / Caxias do Sul - Brasil
  27. Vereadora Denise Pessoa – PT / Caxias do Sul/RS - Brasil
  28. Vereador Rodrigo Beltrão – PT / Caxias do Sul/RS - Brasil
  29. Vereador Mauro Pereira – PMDB / Caxias do Sul/RS - Brasil
  30. Vereador Pedro Justino Incerti – PDT / Caxias do Sul/RS - Brasil
  31. Vereador Edi Carlos de Souza – PSB / Caxias do Sul/RS - Brasil
  32. Vereador Raimundo Bampi – PSB / Caxias do Sul/RS - Brasil
  33. Vereador Flávio Dias – PTB / Caxias do Sul/RS - Brasil
  34. Vereador Zoraido Silva – PTB / Caxias do Sul/RS - Brasil
  35. Vereador Renato Nunes – PRB / Caxias do Sul/RS - Brasil
  36. Vereador Arlindo Bandeira – PP / Caxias do Sul/RS - Brasil
  37. Vereador Neri Andrade de Pereira Júnior – DEM / Caxias do Sul/RS - Brasil
  38. Vereador Roger Corrêa – PCdoB / Novo Hamburgo/RS - Brasil
  39. Vereador Victor Souza – PCdoB / Campo Bom/RS - Brasil
  40. Vereador Valter Lemos Jr. – PCdoB / Campo Bom - Brasil
  41. Vereador Jair Winghert – PSB / Campo Bom - Brasil
  42. Vereador Sadi Santos – PMDB / Campo Bom - Brasil
  43. Vereador Alexandre Hofmeister – PP / Campo Bom - Brasil
  44. Vereador Deoclécio Schüetz – PMDB / Campo Bom - Brasil
  45. Vereador Carlito Borges – PCdoB / Estância Velha/RS - Brasil
  46. Vereador Petter Botelho– PCdoB / Rio Grande/RS - Brasil
  47. Vereador Alex Necker – PCdoB / Passo Fundo/RS - Brasil
  48. Vereador Renato Ticher – PCdoB / Passo Fundo/RS - Brasil
  49. Vereador Leandro Basso – PCdoB / Erechim/RS - Brasil
  50. Vereador Fernando Barp – PCdoB / Erechim/RS - Brasil
  51. Vereador Valdemar Arthur Loch – PT / Erechim/RS - Brasil
  52. Vereador Sílvio Ambrósio PT / Erechim/RS - Brasil
  53. Vereador Jorge Psidonik – PT / Erechim/RS - Brasil
  54. Vereador Marcos Lando – PDT / Erechim/RS - Brasil
  55. Vereador Ernani Mello – PDT / Erechim/RS - Brasil
  56. Vereadora Clarice Morais – PMDB / Erechim/RS - Brasil
  57. Vereador Claudemir de Araújo – PTB / Erechim/RS - Brasil
  58. Vereador Luiz de Brito – PSD / Erechim/RS - Brasil
  59. Vereadora Eni Scandolara – PP / Erechim/RS - Brasil
  60. Vereadora Vânia Miola – PPS / Erechim/RS - Brasil
  61. Vereadora Rosane Simon – PCdoB / Ijuí/RS - Brasil
  62. Vereador Nego – PCdoB / Torres/RS - Brasil
  63. Vereador Guilherme Mota – PMDB / Nova Santa Rita/RS - Brasil
  64. Vereador Marli Castro - PT / Nova Santa Rita/RS - Brasil
  65. Vereadora Gislaine Ziliotto – PT / Ipê/RS - Brasil
66.  Vereadora Neusinha Santos – PT / Belo Horizonte – Brasil
67.  Vereador Adriano Ventura – PT / Belo Horizonte/MG - Brasil
68.  Vereador Arnaldo Godoy – PT / Belo Horizonte/MG - Brasil
69.  Vereador Juninho Paim – PT / Belo Horizonte/MG - Brasil
70.  Vereador Pedro Patrus – PT / Belo Horizonte/MG - Brasil
71.  Vereador Sandro Saltara – PCdoB / Belo Horizonte/MG - Brasil
72.  Vereador Silvinho Resende – PT / Belo Horizonte/MG - Brasil
73.  Vereador Gilson Reis – PCdoB / Belo Horizonte/MG - Brasil
74.  Vereador Tarcísio Caixeta – PT / Belo Horizonte/MG - Brasil
75.  Vereador Adriano Alvarenga – PSB / Timóteo/MG - Brasil
76.  Vereador Antônio Geraldo Benedito – PCdoB / Ipatinga/MG - Brasil
77.  Vereadora Carmem Rodrigues de Souza Paiva – PCdoB / Coronel Fabriciano/MG - Brasil
78.  Vereador Di-Gianne Nunes – PPS / Lagoa da Prata/MG - Brasil
79.  Vereador Edilson Izabel Rodrigues – PCdoB / Coronel Fabriciano/MG - Brasil
80.  Vereador José Peres de Araújo – PCdoB / Belo Oriente/MG - Brasil
81.  Vereador Rogério Rodrigues de Oliveira – PCdoB / Ipatinga/MG - Brasil
82.  Vereador Sebastião Lopes de Faria – PCdoB / Belo Oriente/MG - Brasil
83.  Vereadora Euziméria Duarte Queiroz Utino – PCdoB / Coronel Fabriciano/MG - Brasil
84.  Vereador Eliomar Coelho – PSOL / Rio de Janeiro - Brasil
85.  Vereador Renato Cinco – PSOL / Rio de Janeiro - Brasil
86.  Vereador Marco Antônio Alves Jorge, Kim – PDT / Rio de Janeiro - Brasil
87.  Vereador Carlos Augusto Laranja – PCdoB / Rio das Flores/RJ - Brasil
88.  Vereador Cláudio José Rodrigues – PCdoB / Lapão/BA - Brasil
89.  Vereador Orlando Silva Costa – PCdoB / Caturama/BA - Brasil
90.  Vereador João Batista da Silva Neto – PCdoB / Araripe/CE - Brasil
91.  Vereador Carlos Eduardo Silva Lopes – PCdoB / Juazeiro – Brasil
92.  Vereador José Ribamar da Silva Costa – PCdoB / Formosa da Serra Negra/MA – Brasil
93.  Vereador Grinaldo de Oliveira (Sabará) – PCdoB /Batatais/SP - Brasil
94.  Vereador Namy Chequer – PCdoB / Vitória/ES - Brasil
95.  Vereadora Tatiana Lemos – PCdoB / Goiânia - Brasil
96.  Vereadora Marinor Brito – PSOL / Belém/PA - Brasil
  1. Fernando Larrinaga Lauzirika – Junta Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  2. Maria Jesus Urrutikoetxea Arrospide – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  3. Joseba Gezuraga Uribarren – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  4. Asier Vega Isasi – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  5. Amaia Agirresarobe Etxeberria – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  6. Monika Uribarri Basterretxea – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  7. Zuriñe Gaintza Jauregi – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  8. Asier Sanz Ugarte – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  9. Asier Arana Gorostiaga – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  10. Idoye Errazti Olartekoetxea – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  11. Aitor Torre Urresti – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  12. Irune Soto Aldalur – Juntas Generales de Bizkaia - Grupo Bildu
  13. Maite Sarasua Letemendia – Juntas Generales de Gipuzkoa - Grupo Bildu y Aralar
  14. Maria Begoña Vesga Allende – Juntas Generales Gipuzkoa - Grupo Bildu y Aralar
  15. Enrique Martínez Flórez – Juntas Generales de Gipuzkoa - Grupo Bildu y Aralar
  16. Ander Rodríguez lejarza – Juntas Generales de Gipuzkoa - Grupo Bildu y Aralar
  17. Jon Albizu Agirrezabala – Juntas Generales de Gipuzkoa - Grupo Bildu y Aralar
  18. Luis Maria Salgado Gonzalez – Juntas Generales de Araba - Grupo Bildu
  19. Andoni Orueta Ibarrola – Juntas Generales de Araba - Grupo Bildu
  20. Ana Echarte Muriel – Juntas Generales de Araba - Grupo Bildu
  21. Juan Guillermo García de la Fuente – Juntas Generales de Araba - Grupo Bildu
  22. Joseba Erramun Askasibar – Juntas Generales de Araba - Grupo Bildu
  23. David Pina Jorge – Juntas Generales de Araba- Grupo - Bildu
  24. Oier Espilla Bengoetxea – Juntas Generales de Araba - Grupo Bildu
  25. Tomás Fernández – Juntas Generales de Araba - Grupo Bildu
  26. Concejal Raul Alvarez Velarde – País Vasco / España
  27. Concejala Paola Fernandez Ranero – País Vasco / España
  28. Concejal Iskander Gonzalez De La Dehesa – País Vasco / España 
  29. Concejal Orera Andres – Zaragoza / España
______________________________________________



As FARC-EP aceitaram o convite ao Fórum pela Paz na Colômbia para debater com os movimentos políticos e sociais do continente americano sobre as propostas de paz que se estão construído na cidade da Havana, Cuba, como em diferentes lugares do continente:

Debate com as FARC-EP no Fórum (Click aqui)

______________________________________________ 



_______________________________________________




sábado, 25 de maio de 2013


GOVERNO COLOMBIANO E FARC CONVIDADOS PARA DIÁLOGO COM ENTIDADES REUNIDAS EM PORTO ALEGRE 



Hoje, 25 de maio, as organizações sociais e políticas e os movimentos populares reunidos em Porto Alegre terão a oportunidade de escutar representantes da mesa de diálogos de paz de Havana (Cuba) e enviar as propostas construídas e discutidas desde ontem no Fórum pela Paz na Colômbia.



Por meio das embaixadas de Cuba, Noruega, Chile e Venezuela, países amigos do processo de paz, foram feitos convites ao governo colombiano e às Farc-EP para participar do Fórum. O Comitê Organizador espera gerar um espaço entre os representantes que estão buscando um espaço de intercâmbio entre a mesa de diálogos de Havana e os movimentos populares da América Latina, no qual se expressem as propostas e opiniões de diferentes partes.



A videoconferência acontece a partir das 15h deste sábado (25) no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa. 


___________________________________

sábado, 25 de maio de 2013


UNIDADE LATINO-AMERICANA MARCA ABERTURA DO FÓRUM PELA PAZ NA COLÔMBIA

A integração latino-americana e a solidariedade internacional foram a tônica do primeiro dia do evento que acontece em Porto Alegre.
Um longo dia para semear esperanças. Cerca de mil pessoas de diversas entidades latino-americanas e europeias compareceram à abertura do Fórum pela Paz na Colômbia, que aconteceu ontem (24) em Porto Alegre (RS).

Durante o ato político de abertura, realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, representantes das organizações expressaram seu apoio a um processo de paz para o país que enfrenta mais de 60 anos de conflito armado. “Estamos reunidos para exigir a paz. Mas não a paz dos sepulcros, não só que parem os fuzis, mas que se construa uma paz com justiça social e democracia para caminhar na construção dessa Pátria Grande, que é a América Latina”, declarou o representante do Comitê Organizador, Mauricio Avilez. 

Estiveram presentes representantes de delegações e organizações da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, México, País Basco, Paraguai, Uruguai, Venezuela. “Esse evento já é um sucesso e será fundamental para a conquista da paz com justiça social, pois se dá no meio de uma disputa estratégica, não só pela paz na Colômbia mas também nesse momento político e econômico do continente”, afirmou David Flores, um dos porta-vozes do movimento político e social Marcha Patriotica, que aglutina mais de 2000 organizações colombianas. “Dois elementos fundamentais para os povos latino-americanos e do mundo são fazer com que a luta organizada seja sentida nas ruas e conseguir solidariedade internacional. A segunda e definitiva independência de nosso povos será continental e mundial ou não será”, completou Flores.

Uma da convidadas vindas de mais longe, Diana Urrea, jovem deputada do País Basco, expressou a importância do Fórum. “Estamos aqui para mostrar que acreditamos na solidariedade internacional. Temos fins em comum como cessar as violação dos direitos humanos, acabar com o terrorismo de Estado, defender a juventude, colocar as mulheres no lugar que merecem. Estamos unidos e unidas para transformar o sistema”, disse a deputada. Durante o dia foram realizadas mesas de debate com os temas “Paz com Justiça Social”, “Paz com Soberania” e “Paz com Democracia”. 


No encerramento da noite, um emocionante show com o cantor e compositor uruguaio Daniel Viglietti, um dos mais destacados cantores da música de protesto latino-americana. A música brasileira também se fez presente com a apresentação do espetáculo Cantoria Brasileira, de Pedro Munhoz, Zé Pedro e Cícero do Crato.



O Fórum continua
 
As atividades do Fórum pela Paz na Colômbia seguem até domingo. Hoje, acontecem diversas mesas de debate com os temas: juventude, educação, direitos humanos, militarização, mulheres, sindicalismo e terra e território. Em seguida será realizada uma videoconferência para a qual foram convidados representantes do governo colombiano e das Farc, que participam da mesa de diálogos em Havana, Cuba. Em seguida, acontece uma palestra sobre as Perspectivas para a Paz na Colômbia, com a ex-senadora colombiana Piedad Cordoba, porta-voz da Marcha Patriotica. 

No domingo, haverá uma Assembleia dos Movimentos Populares e a elaboração da declaração final do Fórum, além de uma coletiva de imprensa ao meio-dia no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.


 
____________________________________

Carta do Frente Guasu - Paraguai


A las compañeras y compañeros del Foro por la Paz en Colombia 
Con especial atención a la compañera Piedad Córdoba
 
Con motivo de la realización del Foro por la Paz en Colombia durante los días 24, 25 y 26 de mayo en la ciudad del Porto Alegre, les acercamos nuestro más cordial y fervoroso saludo.
Tenemos gran admiración por el pueblo colombiano, su historia, su heroica lucha y confiamos en que los diálogos de paz en combinación con las masivas movilizaciones lograrán una solución política para el conflicto social armado que ya lleva unas cinco décadas muy duras ocasionando la pérdida de miles de vidas y el ejercicio brutal del Terrorismo de Estado a escalas bárbaras.
Nuestro compañero Najeeb Amado, miembro de la Mesa de Presidentes y de la Comisión Ejecutiva del Frente Guasu estará presente en el Foro llevando nuestro saludo y compartiendo con ustedes los detalles del proceso paraguayo y la visión de nuestro Frente respecto a la integración de las luchas populares.
Nuestro reconocimiento a los esfuerzos que está realizando Marcha Patriótica en la movilización del pueblo colombiano en lucha por la paz con justicia social.
El encuentro de los pueblos en la lucha por la paz con justicia social es el sentido de todas las luchas sociales y políticas.
En este sentido, compenetrarnos con el proceso colombiano es de vital importancia pues los niveles de tensión, de confrontación y la experiencia que se desprende de la actividad concreta serán de gran ayuda para dimensionar los desafíos que tenemos en cada uno de nuestros países. En la seguridad de que el Foro por la Paz en Colombia será una gran colaboración para la integración de las luchas populares y la definición de nuestras agendas de movilización, nos despedimos con un abrazo fraternal y latinoamericano.
Fernando Lugo
Presidente                                                                       

Aníbal Carrillo Iramain                                                                                
Secretario General

__________________________

Saudações de solidariedade ao Fórum (VÍDEOS)

Saudações Askapena

YO, A PORTO

Chamada para o Fórum pela Paz

Segunda Oración por la paz

Marcha Patriótica um ano

Saludo de Piedad Cordoba ao Fórum pela Paz___________

Saudação de Piero ao Fórum pela Paz 

Saudação de León Giego ao Fórum 

Mensagem de Pedro Munhos ao Fórum 

Saudação da Organização Arma da Critica ao Fórum 

Saudação do PCB ao Fórum 

Saudação de Anita Prestes ao Fórum 

Socorro Gomes chama ao Fórum pela Paz 

A Porto pela Paz 
__________

Organizadores

O Comitê Organizador do Fórum pela Paz na Colômbia é composto por mais de duas mil organizações sociais colombianas, como o Movimento Político e Social Marcha Patriótica, Associação Camponesa do Vale do Rio Cimitarra (ACVC), Federação de Estudantes Universitários (FEU Colômbia), Federação Sindical Mundial Capítulo Colômbia, Associação Cone Sul de Direitos Humanos e Justiça Social pela Colômbia, Partido Comunista Colombiano, entre outras.


No Brasil o Comitê Organizador do Fórum pela Paz na Colômbia foi lançado na cidade de São Paulo em 24 de janeiro de 2013 e esta composto pelas seguintes organizações:

- Agenda Colômbia Brasil
- Alba dos movimentos sociais
- Afocefe Sindicato - Porto Alegre
- Assembleia Legislativa de Rio Grande do Sul
- Associação Cultural José Martí
- Associação Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj) 
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Adufrgs)
- Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Assufrgs) 
- Bancada do PCdoB Assembleia Legislativa Rio Grande do Sul
- Brigadas Populares – RJ
- Câmara Comunitária da Rocinha
- Câmara de Vereadores de Porto Alegre
- Casa da América Latina
- Central de Movimentos Populares (CMP-BR)
- Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB-FSM)
- Central Única dos Trabalhadores (CUT)
- Centro Acadêmico de Serviço Social José Paulo Netto (CASS-UFRJ)
- Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ)
- Centro de Estudos de Educação e Pesquisa (CEEP)
- CPERS Núcleo 39
- Coletivo Bonde da Cultura
- Coletivo Intervozes
- Coletivo de Mulheres Ana Montenegro
- Coletivo Serviço Social Crítico - Rio de Janeiro
- Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino
- Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM)
- Comitê de solidariedade ao Povo Colombiano
- Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE)
- Conselho Mundial da paz
- Consulta Popular
- Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes
- Deputado Estadual Raul Carrión (PCdoB-RS)
- Deputado Estadual Amauri Soares (CCLCP-SC)
- Encontro Sindical Nossa América (ESNA)
- Espaço Cultural Latino-Americano (ECLA)
- Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL)
- Federação Metalúrgica dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (FIT-Metal – Brasil)
- Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM – Brasil)
- Federação Sindical Mundial (FSM) Sub-região do Cone Sul
- Frente Negra Afro-latina
- Frente de oposição socialista (FOS)
- Governo Estadual - Rio Grande do Sul
- Juventude Comunista Avançando
- Juventude Libre
- Levante Popular da Juventude – RJ
- Movimento das Mães de Maio
- Marcha das Mulheres
- Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD)
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
- Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
- Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM)
- Movimento Palestina pata todos/as (MOPAT)
- Noticiário Latino-americano da Radio Santa Marta,
- Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)
- Organização Comunista Arma da Crítica
- Partido Comunista Brasileiro (PCB)
- Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
- Partido Comunista Colombiano no Brasil
- Partido Comunista Revolucionário (PCR)
- Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
- Prefeitura Municipal Sapucaia do Sul - SMED e S.Esportes
- Prefeitura Municipal de Porto Alegre
- Refundação Comunista
- Sindicato dos Advogados de São Paulo
- Sindicato dos metalúrgicos do Rio de Janeiro,
- Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro– Sindipetro,
- TV Memória Latina
- União da Juventude Comunista,
- União da Juventude Socialista (UJS)
- União de Negros pela Igualdade
- Unidade Classista
- UNEGRO
- Vereador Pedro Ruas (PSOL-Porto Alegre)
- Vereador Toninho Vespoli (PSOL - São Paulo)
- Visão da Favela

No hay comentarios.:

Publicar un comentario