5/23/2013

TUDO PRONTO PARA O FÓRUM PELA PAZ NA COLÔMBIA




Equipe de Trabalho do Fórum pela Paz na Colômbia 
e a Deputada Diana Urrea do País Basco

Em Porto Alegre, está tudo pronto para o inicio do Fórum pela Paz na Colômbia que se realizará entre os dias 24 e 26 de maio. O Fórum é produto de dez meses de trabalho que começou a partir da ideia concebida pela Marcha Patriótica Capítulo Brasil. Depois de quatro meses de articulação com diversos movimentos sociais e políticos do Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia, o Fórum já é um êxito: conta com o apoio destes países, que abraçaram a proposta, além de contar com a participação de centenas de delegados e delegadas de movimentos sociais, partidos políticos, parlamentares do cone sul e de 
outros países como Venezuela, País Vasco e da Europa.  

O fórum tem sido convocado para debater e construir propostas de articulação e solidariedade internacional para a solução política à guerra na Colômbia com os seguintes objetivos: a construção de uma paz com justiça social, democracia e soberania; a participação direta do conjunto do movimento social e popular na mesa de diálogos entre o governo da Colômbia e a insurgência das FARC-EP; o cessar fogo bilateral durante os diálogos; o início de diálogos de paz com as insurgências do ELN e o EPL; o fortalecimento da solidariedade entre os povos de Nossa América.

Esses objetivos se alcançarão usando como metodologia mesas de debate sobre os eixos do fórum: justiça social, democracia e soberania. Também haverá mesas setoriais: terra e território, direitos humanos, militarização, trabalhadores e sindicalismo, mulheres, educação, juventude e parlamentares pela paz. Participarão líderes que se destacaram nesses temas, que contribuirão com elementos para pensar e construir as propostas, que sejam realizadas, aprovadas e coordenadas na Assembleia dos Movimentos Populares do Fórum pela Paz na Colômbia. Além de todo esse trabalho político será realizado um show pela paz com participação de diversos artistas populares latino-americanos com a presença de Daniel Viglietti, Pedro Munhoz, entre outros, além de música folclórica colombiana.

Convidados e convidadas como Piedad Córdoba, David Florez, Pedro Lantieri, Graciela Jorge, Araceli Ferreira, Socorro Gomes, entre outras personalidades que dialogarão nas mesas de debate, assim como as diversas delegações dos países que participarão, já estão começando a chegar a Porto Alegre. Eles e elas vêm em marcha com muito ânimo para seguir avançando nos caminhos comuns que permitam que a paz na Colômbia com justiça social, democracia e soberania seja uma realidade, um avanço na segunda e definitiva independência de toda nossa Pátria Grande Latino-americana.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario